sábado, 13 de fevereiro de 2010

Por que o mar é salgado?

Para entender a salinidade do mar é preciso, antes, conhecer um pouco do ciclo global da água. 84% da água responsável pela chuva é formada pela evaporação dos oceanos, e devido à ação dos ventos, apenas 77% das chuvas se precipitam sobre os mesmo oceanos; os oceanos têm uma perda de 7% de suas águas pelo processo de evaporação. Essa subtração é recompensada pela reposição dos rios, que desaguam nos mares. E desse percurso vem o sal. A força da correnteza das águas doces desprende íons (átomos ou grupo atômico eletricamente carregado) das rochas nos leitos dos rios, esses íons se agrupam e formam o cloreto de sódio (NaCl), mais conhecido como sal ou sal de cozinha. Já que o sal não se evapora, sua acumulação durante milhares de anos tornou o nossos mares salgados.

Esse acúmulo formou também a camada de sal, que fica a sete quilômetros abaixo do mar no litoral brasileiro e tem um quilômetro de profundidade. Mais abaixo há a camada pré-sal, bastante conhecida por nós desde 2008, quando a notícia da descorberta de petróleo e gás nessa camada ganhou as manchetes de jornal. Donde concluiu o Presidente Lula "Por isso que a água é salgada...", e brincou "Eu pensei que era por causa do xixi que as pessoas fazem na praia no domingo".

Um caso à parte é o Mar Morto, receptor das águas do Rio Jordão e banha Israel, Jordânia e Cisjordânia. O Mar Morto é na verdade um grande lago com superfície a cerca de 400 metros abaixo do nível do mar. Por ter uma baixa taxa de evaporação, ao longo dos anos armazenou muito mais sal, 10 vezes mais que o normal. Sua água é tão salobre que torna impossível a vida animal ou vegetal, com exceção de poucos micro-organismos, essa é a explicação para o topônimo. A alta concentração de sal também torna possível a flutuação sem muito esforço, banhistas leem deitados nas águas do Mar Morto. Isso ocorre porque o grande teor salino aumenta a densidade da água.

Há uma experiência muito simples pela qual você pode perceber a influência do sal na flutuação, basta encher de água três copos e depois pôr quantidades diferentes de sal neles, depois insira um ovo em cada um dos copos; você verá que no copo com mais sal o ovo estará mais próximo da superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário