terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A obra de Gustave Eiffel

Talvez você não o conheça, mas sem dúvida já viu, por imagem ou pessoalmente, sua principal obra, a Torre Eiffel. Gustave Eiffel foi o engenheiro vencedor do concurso que elegeria o projeto principal para a comemoração dos cem anos da Revolução Francesa. A torre que recebe seu nome foi inaugurada em 31 de março de 1989, com 317 metros de altura (atualmente possui 325 metros devido à instalação de antenas). Quando concluída, era a obra humana mais alta do mundo - título que pertenceu às pirâmides do Egito por mais de dois milênios -, perderia esse posto em 1930 para o prédio da fábrica de automóveis Chrysler, em Nova York. São 675 degraus para galgar o monumento, mas também há elevadores. Nem todos, entretanto, tiveram esse luxo, em 1940, durante a ocupação nazista, parisienses cortaram os cabos dos elevadores. Hitler esperou lá em baixo um de seus soldados hastear a bandeira com a imagem da suástica; trabalho em vão, horas depois o vento a levou.

O próprio engenheiro financiou 80% da obra, seria recompensado com a cobrança do bilhete para a visitação da torre, ele mesmo fazia questão de receber os turistas célebres e apresentar-lhes a construção. Em um ano Eiffel recuperou o investimento, depois disso se tornaria um homem muito rico.

O curioso é que a edificação fora feita apenas para uma exposição e logo depois seria desmontada, mas acabou caindo no gosto dos parisienses, embora não tenha agradado logo depois de inaugurada. Alguns chegaram a considerá-la "uma paródia ao estilo clássico da cidade de Paris" por causa de seu estilo moderno. Hoje poucas pessoas pensam assim, mas muitas tiveram reação parecida em 1998, quando criaram as pirâmides neoclássicas em frente ao Museu do Louvre, também em Paris.

Pirâmides do Louvre, segundos os críticos tradicionalistas, um "atrito produzido pelas unhas contra um quadro-negro"

Gustave Eiffel trabalharia ainda na criação da Estátua da Liberdade - presente do governo francês em comemoração ao centenário da independência dos Estados Unidos -, Canal do Panamá, Ponte de Triana em Sevilha, e dezenas de obras espalhadas pelo mundo. Mas sem dúvida sua obra-prima foi a Torre Eiffel, atualmente o monumento mais freqüentado do mundo, recebendo cerca de 6 milhões de visitantes por ano. E pensar que essa obra teria uma vida curta; felizmente, ainda há casos em que o bom senso prevalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário