terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O que você não sabe sobre o bondinho do Pão de Açúcar

Um dos principais cartões-portais do Brasil, o teleférico do Rio de Janeiro já conduziu Homer Simpson - personagem animado do seriado estadunidense Os Simpsons -, James Bond, interpretado por Roger Moore no Filme 007 Contra o Foguete da Morte, de 1979, e o físico Albert Einstein. Foi construído em 1912, sendo o terceiro transporte da categoria no mundo, só antecipado pela Suíça e a Espanha, fato que nos deu grande visibilidade turística no mundo. Como na época não havia helicóptero ou maquinário para elevar o material até o topo do Pão de Açúcar, alpinistas escalaram, entre várias viagens, com quatro toneladas de ferragem.

O teleférico original foi usado até 1972, a partir de então foi substituído por um mais moderno, seu novo design lembrava os bondes elétricos que circulavam pelo Rio; por assemelhação, a população logo o apelidou de bondinho, nome que se consolidaria até os dias de hoje.

Operários fazendo a manutenção do teleférico. Foto de 1940.

Desde sua inauguração milhares de turistas brasileiros e do mundo inteiro passearam no teleférico do Pão de Açúcar e tiveram a oportunidade de admirar a bela paisagem da Cidade Maravilhosa. Num antigo livro de impressões do local, há o registro de uma mulher que subiu com intenção de suicidar-se, mas extasiou-se com a beleza da Baía de Guanabara e mudou de idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário