terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Corinthians, a origem do nome

Sport Club Corinthians Paulista, ou simplesmente Corinthians, é um dos times mais tradicionais do Brasil, possui um nome atípico, que não pertence à língua portuguesa. O time foi fundado em 1910 por operários do Bom Retiro, o nome é uma homenagem ao Corinthian Casuals Football Club, time de estudantes ingleses que veio ao Brasil para participar de amistosos e divulgar o esporte pelo mundo. Outros nomes cogitados para a equipe nacional foram Santos Dumont, tributo ao Pai da Aviação, e Carlos Gomes, homenagem aos italianos emigrantes do bairro. O nome da equipe inglesa, por sua vez, faz referência à cidade grega Corinto.

Corinto era conhecida pelos seus atletas exímios e também por ser sede dos Jogos Ístmicos, jogos olímpicos em honra a Poseidon, o Deus grego dos mares. Mas Corinto também era marcada pela promiscuidade e indecência, a cidade também deu origem ao verbo corintianizar, que indica o ato de prostituir-se. Alguns cristãos tinham preconceito ao atletismo grego, já que o faziam em busca de um físico perfeito, uma espécie de culto ao corpo. Mas há uma Epístola bíblica do apóstolo Paulo que compara a vida do cristão à dedicação do esportista que busca o primeiro lugar, versículos usados como aval pelos desportistas cristãos:

Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi pois, de tal maneira que o consigais. Todos os atletas impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. (I Cor. 9, 24-25.)

Em 2007, o Corinthians teve a sua pior campanha no Campeonato Brasileiro de Futebol, o principal do Brasil, culminando na queda para a Série B do campeonato no ano seguinte, quando adotou o uniforme roxo, relembrando o primeiro do clube, que assemelha-se ao fadarmento do equipe inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário