terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bóia ou afunda: planeta Saturno


O que aconteceria se puséssemos o planeta Saturno em um oceano de proporções galácticas, boiaria ou afundaria? A primeira resposta é a correta! A atmosfera desse astro é composta por gases leves: hidrogênio (75%) e hélio (25%), há também uma camada interna de hidrogênio metálico líqüido, de modo que sua densidade é menor do que a da água, que é 1. Isso é o suficiente para que o planeta flutue.

Leigos podem achar absurdo um astro tão grande e tão pesado flutuar, até porque a situação será sempre hipotética, mas o peso e massa não dizem muita coisa nessa situação. É só imaginar que o menor dos seixos afunda, enquanto um navio de toneladas paira sobre o mar. Elementar, todo o ar que preenche o navio faz com que este tenha a densidade total menor do que 1.

Saturno é o sexto planeta do sistema solar a partir do Sol. Nele, um dia dura aproximadamente 10,5 horas e o período de translação é de 29,4 anos. Possui uma destacável beleza devido aos anéis que o cerca, são várias camadas formadas por blocos de rocha e gelo. Habitar o planeta é impensável, pois ele é todo uma zona tempestuosa; além da temperatura de -178 graus célsius.

Um comentário:

  1. Simples e direto! Uma resposta para uma pergunta deve ser respondida assim, sem firulas afinal, mesmo hipoteticamente, as leis da física existem para isso.

    ResponderExcluir